“Ala Música” – 21 de maio

No passado sábado o Auditório Municipal acolheu o 4.º concerto do ciclo “Ala Música”. Estes concertos são organizados pela Associação Pró-Música sendo ao longo do ano um complemento aos concertos do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV).

Desta vez o instrumento em destaque foi o piano e o solista, o pianista, Francisco Vilar que foi o vencedor da categoria F (maiores de 23 anos) da última edição do Concurso de Piano da Póvoa de Varzim (CPPV).

O programa incluía na primeira parte obras do grande repertório pianístico do período romântico, como por exemplo, a 3.ª sonata Opus 58 em si menor do compositor polaco Frédéric Chopin ou alguns excertos das “Cenas Infantis” Op. 15 de Robert Schumann. Na segunda parte, o jovem pianista interpretou obras francesas emblemáticas do século XX como a monumental La Valse de Maurice Ravel e diversos prelúdios de Claude Debussy.

Apesar dos seus 25 anos de idade, Francisco Vilar demonstrou possuir já uma enorme maturidade artística pontuada com um admirável virtuosismo e controlo sonoro. Estes atributos foram particularmente explícitos na Sonata de Chopin e na La Valse de Ravel para regozijo do público presente.

Francisco Vilar concluiu em 2020 o seu Masters in Music no Royal College os Music em Londres e prossegue atualmente os seus estudos em Berlim na Universitat der Kunste, onde estuda com o professor Ian Jones.

A entrada foi livre registando o Auditório Municipal uma elevada afluência de público, como já vem sendo habitual depois do levantamento das medidas impostas pela DGS.

O próximo concerto do ciclo “Ala Música” será já no próximo domingo, dia 29 de Maio às 18:30, também no Auditório Municipal. Contará com a presença do quinteto de metais Unquiet Brass numa parceria com o Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim (CTPV).