O Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV) foi fundado pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim (APMPV) em 2005, tendo como objetivo primeiro prestar apoio à criação da nova música portuguesa escrita por compositores lusófonos, e estrangeiros a viver há mais de 4 anos em Portugal (à data de realização do concurso), no âmbito das atividades regulares do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV).
Desde 2006 que a Escola de Música da Póvoa de Varzim promove o Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, contando até 2020 com catorze edições. São objetivos do CPPV contribuir para a promoção da excelência e mérito artísticos; a evolução da aprendizagem e nível performativo de todos os concorrentes; o incremento da partilha artística através do intercâmbio interpessoal dos participantes; a promoção da carreira musical enquanto realidade profissional futura; a divulgação da música e compositores portugueses e a afirmação da Póvoa de Varzim como cidade de grande tradição cultural e artística.
A Escola de Música da Póvoa de Varzim organiza o Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim (CTPV) desde 2010. Em 2020 apresentou-se com um formato online. O CTPV destina-se este a todos os estudantes de trompete (até aos 24 anos, à data de 31 de dezembro do ano a que respeita o concurso), residentes em Portugal, que preencham os requisitos apontados no regulamento. São objetivos do CTPV online: proporcionar aos concorrentes novas oportunidades para a performance musical em período de distanciamento social resultante da pandemia COVID-19; contribuir para a dinamização da atividade musical na comunidade educativa beneficiando simultaneamente a aprendizagem e o nível de formação de todos os participantes; promover o mérito artístico e a excelência como objetivos de sucesso e realização pessoal; projetar mais a escola e o concelho da Póvoa de Varzim no panorama musical nacional.