Direitos e deveres dos alunos

A Escola de Música da Póvoa de Varzim disponibiliza aos seus alunos a possibilidade de frequência nos seguintes cursos:

  • Básico de Instrumento;
  • Secundário de Instrumento;
  • Secundário de Canto.

Aos alunos é permitida a frequência de cursos, em diferentes instrumentos [Cursos/Disciplinas e Instrumento], através da lecionação da componente de formação vocacional na Escola de Música da Póvoa de Varzim, garantindo àqueles que concluam com aproveitamento todas as disciplinas dos respetivos planos de estudos dos Cursos Básico e Secundário de Música, que venham a obter uma dupla certificação: a de conclusão do Ensino Básico e/ou Secundário e o Diploma dos Cursos da área Artística de Música, em regime articulado (Escolas Dr. Flávio Gonçalves, Cego do Maio e Eça de Queirós) ou supletivo. [Modalidades e níveis de ensino ministrados (.pdf)]

Desde o ano letivo 2014/2015 a Escola de Música da Póvoa de Varzim em parceria com a Escola Secundária de Rocha Peixoto alargou a oferta da aprendizagem musical aos Cursos Profissionais de nível 4 (10.º ao 12.º ano de escolaridade) de Instrumentista de Cordas e Tecla / Instrumentista de Sopro e Percussão.

Na conclusão do curso os alunos obtêm:

  • Diploma Profissional de Nível IV;
  • Equivalência ao 12º Ano de Escolaridade;
  • Acesso ao Ensino Superior.

Duração do Curso: três anos. Ensino Gratuito.

Nota: No presente ano letivo, os Cursos Profissionais de nível 4 (10.º ao 12.º ano de escolaridade) de Instrumentista de Cordas e Tecla / Instrumentista de Sopro e Percussão encontram-se suspensos.

(…) Atualmente a EMPV tem estabelecido protocolo com a Escola Secundária Eça de Queirós em regime de articulado para alunos que manifestem a pretensão de continuar os seus estudos no Ensino Secundário. Os planos de estudos dos Cursos Secundário de Música e o Curso Secundário de Canto em regime articulado estão regulamentados pela Portaria nº 229-A/2018, de 14 de agosto e integram, conforme o Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho as componentes de formação geral, formação científica e formação técnica-artística.

APMPV/EMPV. (2020). Escola de Música da Póvoa de Varzim – Projeto Educativo (biénio 2020/2021), 19-22.