Santa Cecília era oriunda de Roma, de boa família, e foi educada na religião cristã (…). Santa Cecília, devido à assiduidade com que entoava os divinos louvores (associando, de acordo com as sua Atas, a música instrumental à música vocal), é considerada a padroeira da música sacra (Butler, 1992, p. 166).
Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto que uma basílica foi construída em sua honra no século V (…). Nas Atas de Santa Cecília lê-se esta frase: “Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo”. Essas palavras (…), fizeram acreditar no talento musical de Santa Cecília e valeram-lhe o ser padroeira dos músicos (Canção Nova).
Santa Cecília é uma mártir Romana venerada pelas igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana (…). Existem inúmeras composições musicais dedicadas a Santa Cecília, e na sua comemoração, em 22 de novembro ocorrem diversos concertos e festivais de música (Catholic Online, trad. livre).
Na Escola de Música da Póvoa de Varzim (EMPV), o dia de Sta. Cecília dia tem sido celebrado com um concerto e a entrega dos prémios de excelência, aos alunos da Escola de Música, laureados no ano letivo transato.
Ficam aqui os cartazes dos anos anteriores:
Ref. Bibliográficas:
Butler, A. (1992). Vida dos Santos (Edição resumida). Lisboa: Dinalivro.
Canção Nova. (s.d.). Santo do Dia – 22/nov – Santa Cecília. Obtido em 16 de nov. de 2020, de Canção Nova.
Catholic Online. (s.d.). St. Cecilia – Saints & Angels. Obtido em 16 de nov. de 2020, de Catholic Online.